Quem já desconfiou do alto orçamento ou do excesso de serviços mecânicos ao deixar o veículo na oficina? Neste momento, muitas pessoas devem estar respondendo: “sim”. Para não passar por mais esse tipo de problema, o ZAP Carros conversou com o engenheiro mecânico Dênis Marum, que passou algumas dicas, que valem a pena ser anotadas. Saiba quando é preciso trocar:
– Alinhamento: a cada 10 mil km ou quando o veículo tende a seguir (ou “puxar”) para um dos lados.
– Balanceamento: o serviço só deve ser feito quando o carro apresentar trepidação em alta velocidade (acima dos 80 km/h).
– Cambagem: De acordo com Dênis Marum, em 80% dos casos não é preciso fazer cambagem. “Muitos mecânicos querem fazer isso em carros de clientes, mas, na maioria das vezes, não é necessário. Geralmente, só se faz quando o veículo passou por algum buraco ou bateu forte em um obstáculo, como uma guia, por exemplo, e um dos lados do pneu ficou com desgaste acentuado”. O engenheiro também exemplifica: “há modelos que não têm regulagem de cambagem, por exemplo. Mas, muitos mecânicos se aproveitam da inexperiência de motoristas e cobram até R$ 80 por roda”.
Serviço requer uso de equipamento específico e demora cerca de uma hora para ser feito (Foto: Cláudio Teixeira/AE)
Serviço de cambagem requer uso de equipamento específico e demora cerca de uma hora para ser feito (Foto: Cláudio Teixeira/AE)
Neste caso, ele alerta que só se deve fazer o serviço caso o pneu apresente desgaste mesmo depois do alinhamento e balanceamento.
– Freios (pastilhas e discos): devem ser trocados quando apresentarem ruído. Em carros novos um alerta surgirá no painel de instrumentos para avisar o motorista sobre o sistema.
– Vela: item deve ser trocado a cada 20 mil km.
– Água no sistema de arrefecimento: quando o motorista precisa colocar água uma vez por semana, algo está errado, pois o correto é apenas uma vez por mês. Caso o condutor complete a água no sistema fora do período, esse item precisa ser consertado.
– Filtro de ar: a cada 10 mil km deve ser substituído ou quando o carro está consumindo muito combustível.
– Filtro de combustível: troca a cada 10 mil km.
– Filtro de óleo: substituir a cada duas trocas de óleo.
– Filtro do ar-condicionado: quando o carro apresentar cheiro forte de umidade ou a cada 20 mil km. Aproveite para fazer a higienização dos dutos.
– Correia dentada e de serviço: devem ser trocadas a cada 50 mil km ou caso apresentem alguma rachadura.
– Limpeza de bicos: antes de 30 mil km não se limpa.
– Pneus: é preciso ficar de olho no desgaste. Se apresentar bolhas nas laterais, estiver “careca” ou se aparecer a malha de aço, o equipamento deve ser substituído por novos. Outra boa dica é verificar mensalmente os indicadores de desgaste nos pneus, chamados TWI (são aqueles pontos salientes dentro das ranhuras ao longo da banda de rodagem).
– Regulagem de cáster: dificilmente é feita, só quando o veículo é batido. Um dos sintomas é quando o carro fica instável.
De acordo com Marum, os motoristas devem ficar atentos também aos anúncios das oficinas. “Em um primeiro momento podem paracer convidativos, mas o mecânico pode incluir outros serviços para ganhar em cima”.