O Inmetro divulgou as tabelas do consumo de 105 veículos comercializados no mercado brasileiro. Confira os carros mais econômicos.
As tabelas informam o resultado do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular 2012 que avaliou a eficiência energética de 105 modelos de oito montadoras (Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen), testados por categoria.
O campeão de menor consumo na categoria “sub-compacto” e entre todas as categorias foi o Uno Mille Economy, consumindo 8,9-12,7 km/l (etanol-gasolina) na cidade, e 10,7-15,6 km/l (etanol/gasolina) na estrada. Outro modelo que recebeu classificação “A” na mesma categoria foi o Novo Uno Economy Evo, com 8,7-12,5 km/l no ciclo urbano, e 10,4-15,2 km/l no ciclo rodoviário.
Entre os “compactos”, o Siena Fire, Honda Fit 1.4 manual, Renault Sandero 1.0, VW Gol Ecomotion e Polo BlueMotion levaram a nota máxima. O Renault Logan 1.0 foi o único com classificação “A” entre os veículos “médios”. Cinco modelos ficaram na classe mais alta de eficiência, na categoria “grande”, destacando-se o Fusion Hybrid (gasolina/elétrico), que fez 13,8 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada.
Nenhum “utilitário esportivo” ganhou nota “A”. Os melhores nesta categoria foram o Palio Adventure Dualogic 1.8 e o Renault Duster Dynamique 4×2 2.0 manual com classificação “B”, os dois tiveram consumo médio combinado (cidade/estrada) próximo de 7 km/l utilizando etanol.
O Duster Dynamique 4×4 foi o único com “A” na categoria “fora-de-estrada”. O Fiat Doblò foi o único avaliado na categoria “minivan” e recebeu um “C”. Entre os modelos comerciais, o Kangoo Express 1.6 ficou sozinho na primeira colocação. Na categoria “carga derivado” a picape Saveiro de cabine simples e estendida ganhou a nota “A”, com a Fiat Strada Fire 1.4 encostada em segundo lugar com um “B”.
Não houve modelos inscritos na categoria “esportivos”. Entre todos os veículos de passeio, o EcoSport XLT e o EcoSport Freestyle automáticos foram os piores em consumo: 5.2 km/l de etanol percorrendo a cidade.
Os modelos avaliados deverão usar obrigatoriamente a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) que mostra os resultados do PBE Veicular 2012 no vidro. Nela estarão registrados a classificação do veículo que varia de “A” (menor consumo/mais eficiente) até “E” (maior consumo/menos eficiente), características técnicas básicas e o consumo em km/l.
Também será obritatório que as informações do PBE Veicular sejam divulgadas em comerciais, locais de venda e nos manuais dos veículos a partir da segunda quinzena de abril.
CATEGORIA: SUB-COMPACTO
CATEGORIA: COMPACTO
CATEGORIA: MÉDIO
CATEGORIA: GRANDE
CATEGORIA: UTILITÁRIO ESPORTIVO
CATEGORIA: FORA-DE-ESTRADA
CATEGORIA: MINIVAN
CATEGORIA: COMERCIAL
CATEGORIA: CARGA DERIVADA
Fonte: Motor Clube