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Se você é daqueles que só sabe abastecer e se gaba disso, então se prepare, pois a conta só está acumulando e quando seu carro quebrar você vai ter que meter a mão no bolso, então se liga nessas dicas rápidas.

ÓLEO DO MOTOR

O óleo do motor não pode ser desprezado e VOCÊ é obrigado(a) a verificar o nível e sua validade periodicamente, então recomendo uma consulta rápida ao manual do seu carro, confirmando que o fabricante indica que VOCÊ é o responsável por acompanhar o estado do óleo e se o motor pifar, não adiantará chorar.

Mas atenção a indicação da quilometragem de troca do óleo em condição normal e severa, pois em muitos casos a troca de 5 mil quilômetros é para regimes severos e a de 10 mil é para condições normais, consulte o manual e confirme.

Você sabia que além de lubrificar, o óleo também é responsável também por parte da refrigeração do motor?
O filtro do óleo é um item fundamental para a durabilidade do motor e deixar de trocar ele conforme a indicação do fabricante é um erro grave.

RADIADOR

O liquido do radiador é uma mistura de água desmineralizada e aditivos e você também precisa ficar de olho no indicador de nível no reservatório que possui marcas para quando o liquido está quente ou frio e você pode completar o liquido com água potável, mas tenção, somente abra o reservatório quando o motor estiver a temperatura ambiente e se perceber que o sistema precisa ser completado periodicamente, é certo que existe um vazamento, então siga até a oficina imediatamente, pois não existe pequeno vazamento e sim um perigoso e terrível vazamento.

O aditivo do liquido de arrefecimento é incolor, mas os fabricantes costumam aplicar um corante, mas cuidado, pois aditivo não é tudo igual e recomendo que você não complete o aditivo em casa e sim que o seu mecânico avalie o sistema e aplique somente o aditivo indicado pelo fabricante, pois sua composição química foi testada com os compostos do carro.

 

PNEUS

Os pneus do carro perdem pressão naturalmente e VOCÊ é o responsável por cuidar dos pneus, então verifique a pressão dos pneus uma vez por semana, a pressão está indicada no manual do veículo ou em etiquetas junto a fechadura da porta do motorista ou na tampa de abastecimento. Uma vez ao mês, verifique a pressão do pneu step e aplique 5 libras a mais de pressão nele para garantir.

TWI – O TWI é um indicador de desgaste dos pneus e sua segurança pode estar em risco ao atingi-lo e o guarda ou vistoriador também utiliza esse indicador para confirmar o estado dos pneus.

 

FREIO DE MÃO

Confie sempre desconfiando, faça um teste periódico do freio de mão em uma ladeira para ver se ele realmente está segurando.

TANQUINHO DE GASOLINA DE PARTIDA A FRIO

Verifique o nível de combustível do reservatório semanalmente, utilize gasolina aditivada e peça que seu mecânico inspecione e substitua a gasolina do tanquinho se necessário antes do inverno começar.

ECONOMIA EM SEU BOLSO

Considerando a diferença dos valores dos combustíveis em nosso país, e o consumo mais alto de etanol de 30%, recomendo que você faça uma conta simples.

Preço do etanol + Preço da Gasolina = resultado x 100 = resultado final

Caso o resultado final seja maior do que 70, é melhor reabastecer etanol, para obter maior economia.

ATENÇÃO – O consumo sofrerá alterações em função de vários fatores como, condições de tráfego, topografia, forma de dirigir, carga, pressão dos pneus, eficiência do combustível entre outros.

REVISÃO COMPLETA

Filtros, correias, freios entre outros itens são revisados conforme as orientações do manual ou caso apresentem algum sintoma, mas os itens acima dependem de sua interação recorrente, fique atento!

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