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Quem nunca mandou trocar os pneus e ficou curioso quanto algumas marcas coloridas na banda de rodagem ou mesmo um ponto amarelo no costado (lateral) do pneu, mas a principal marca que demanda a atenção do montador é a posição mais leve do pneu, pois em sua fabricação os materiais e a forma como são empregados respeitam toda um engenharia, mas é possível que ocorra uma diferença de peso.

Ou seja, o pneu pode ter um lado mais leve, o que causa um desbalanceamento natural que será compensado pelo chumbo de balanceamento, mas os engenheiros logo perceberam que podia-se valer do peso do bico de enchimento para amenizar essa diferença, então a marca amarela indica o ponto mais leve do pneu e o bico deve ser alinhado ao ponto amarelo, reduzindo a quantidade necessária de chumbo a ser utilizada para equilibrar o conjunto.

O desbalanceamento pode ser ilustrado por um ventilador com uma diferença de peso entre as pás de sua hélice o que vai fazer o ventilador vibrar, vibração essa que danificará prematuramente os pneus, prejudicará sua aderência afetando a estabilidade do veículo e até mesmo prejudicar as peças da suspensão ou do sistema de direção.

 

DIFICULDADE DE BALANCEAMENTO

Infelizmente a dificuldade em se balancear o conjunto roda/pneu é algo comum, provocando uma terrível vibração em uma certa velocidade e os problemas mais comuns são:

  • Balanceadora desaferida ou defeituosa.
  • Execução errada na aplicação de chumbos, onde é muito comum encontrar chumbos colocados em mais de um ponto na mesma lateral, o que indica total falta de conhecimento técnico do responsável pelo balanceamento.
  • Pneus deformados, danificados ou consertados.
  • Pneus com diferenças excessivas de peso, muito comum nos pneus remoldados.
  • Rodas deformadas, produtos de baixa qualidade com muita diferença de peso ou mesmo rodas que foram consertadas e perderam demasiadamente seu equilíbrio.
  • Problemas no sistema de transmissão ou suspensão, como desequilíbrio de semi eixos ou mesmo a diferença no peso das porcas/parafusos da roda.

 

DICA

Acompanhe o serviço realizado, com atenção especial a montagem correta do pneu quanto ao sentido correto, indicador amarelo e questione se o equipamento de balanceamento (balanceadora) está aferido e por fim, exija que o balanceamento seja zerado ou que tenha uma diferença máxima de 5 gramas e nunca permita ou faça o balanceamento de um pneu descalibrado, sujo de lama ou mesmo com pedras presas em seus cravos.

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